Curso: Introdução ao documentário

cin.jpgProjeto de Criação Audiovisual – Rolo Crítico

Desde origens remotas o ser humano é propenso ao lúdico exercício de contar e ouvir estórias. Relatos míticos, épicos e mágicos são a base de uma construção simbólica mediante a qual criamos e desenvolvemos consciência do mundo, e do outro no mundo. As estórias são, portanto, parte fundamental na socialização e construção do ser humano: na difusão do conhecimento, na troca de experiências, na perpetuação de lendas e mitos. São as estórias que reordenam os fatos do mundo histórico e na maioria das vezes propulsionam sua transformação. Da Bíblia ao roteiro de Batman, do berço à lápide, as estórias integram nossas vidas.

O projeto de criação audiovisual Rolo Crítico irá levar ao aluno o universo da narrativa cinematográfica; a arte de contar estórias com imagens, diálogos e sons, explorando as possibilidades expressivas do meio. Através da analise de filmes, exercícios técnicos com câmera e bastante criatividade, o aluno aprenderá, na prática, os principais recursos (técnicos e estéticos) para a produção de um filme de curta metragem.

Durante a oficina será abordado o cinema em suas vertentes mais conhecidas: o cinema de ficção e o cinema documentário. Serão estudadas as escolas, diretores e estéticas que delinearam as produções nas décadas posteriores às primeiras projeções, bem como as condições de produção de cada época, associando filme e historia.

Entendendo o cinema como uma expressão ao mesmo tempo individual e coletiva, que evidencia desejos, anseios e contradições de uma época e aponta caminhos ao olhar, outras questões referentes à criação serão tratadas, como os conceitos de representação do outro e subjetividade da recepção, questões referentes às ciências sociais.

A culminação da oficina será a produção de um curta metragem – documentário – resultado da elaboração de um roteiro comum e que será gravado pelos alunos. Serão abordados temas pertinentes a leis de incentivo específicas à produção e difusão do audiovisual, provendo o aluno de todos os instrumentos técnicos, conceituais, artísticos e legislativos para criar e contar a sua estória.

icon-1994569_1920

Conteúdo 

História do cinema mundial; história do cinema brasileiro; gêneros ficção e documentário; linguagem audiovisual; escala de planos; movimentos de câmera; eixo de câmera; continuidade; plano, cena e sequência; tempo dramático e tempo fílmico; tempo de atenção; escrita de roteiro; sinopse; argumento; tratamento; estrutura e progressão dramática; conflito; plot; ponto de giro; técnicas de iluminação; técnicas de câmera; técnicas de fotografia; exposição; velocidade; composição; ângulo; lentes e função dramática; captação de áudio; microfones; noções de edição; plataformas; tempo e ritmo; tipos de cortes; elipse.

4af4b7a99a8da6a07ce3e2dedc168e56 (2)Objetivos 

  • Prover ao aluno os instrumentos técnicos, teóricos e artísticos para a criação de uma obra audiovisual;

  • Levar ao aluno conceitos éticos e epistemológicos próprios à representação;

  • Incentivar e promover o exercício da criatividade;

  • Aguçar o olhar e o poder interpretativo de fatos e versões;

  • Vislumbrar ao aluno a possibilidade de uma nova profissão.

shooting-75599_1280Sobre o Professor:

Na segunda metade dos anos 90, Malcon Moroz da Silveira foi à Cuba iniciar sua graduação em audiovisual. Após concluí-la, voltou ao Brasil e começou a produzir oficinas de cinema, em Curitiba, e trabalhar como roteirista em São Paulo. Em Florianópolis integrou a equipe do FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosur) e lecionou aulas de cinema na Unisul, além de participar da produção de documentários. Viajou para o Equador onde, como diretor de fotografia, realizou uma série de documentários para TeleSur. Ainda neste país, fez documentário para ONU e alguns institucionais para Unasur. Essas experiências definem sua formação e estruturam grande parte da Oficina de Cinema Rolo Crítico.

filme (2)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s